O termo 'Inteligência Artificial' foi uma proposta apresentada pelo Cientista Americano John McCarthy, no ano de 1956. Este Cientista e Especialista na Ciência da Computação ficou mais conhecido por ser o criador da Linguagem da Programação Lisp(1958) e por ter igualmente recebido o Prémio Turing (1972), para além de ter sido premiado noutras ocasiões. A Inteligência Artificial passou a ser considerada um campo de estudos, uma Ciência e / ou uma Engenharia especializada na criação de "máquinas inteligentes"; esta designação ficou decidida numa conferência de Experts no campo da I.A. realizada no Colégio de Darmouth, Hanover, New Hampshire.
Por outras palavras, a I.A. é uma área de pesquisa da Computação, também definida como o ramo da Ciência da Computação que se ocupa do comportamento inteligente demonstrado pelos mecanismos da I.A., ou seja, é o estudo das funcionalidades dos mecanismos da I.A. de forma a que consigam realizar as tarefas nas quais o Homem necessita, atualmente, de mais auxílio.
Esta é, igualmente, uma área de estudos Académicos há imensas décadas e os seus principais Investigadores definem a I.A. como sendo: o "estudo e a criação de elementos mecanizados inteligentes", referindo-se a esses elementos mecanizados como sendo um sistema que reconhece o meio ambiente em que está inserido e que está capacitado para tomar decisões que maximizam as hipóteses do seu desempenho vir a ser bem-sucedido.
Existem imensos livros didáticos e artigos publicados nos jornais, nas redes sociais, ou nos mais variados websites, ou fontes de informação, relativamente a este tema; o meu último trabalho de Tradução, que irei partilhar muito brevemente (depois de se resolver um pequeno contratempo) é o Livro / e-Book "Inteligência Artificial", da Editora Smart Reads - um projeto realizado a partir do livro original "Artificial Intelligence", já publicado em Inglês, em várias plataformas de venda online (agora com uma capa diferente).
Os Tradutores, na grande maioria das vezes, são obrigados a assinar contratos com cláusulas específicas em relação à entrega desses projetos - devem ser recebidos e entregues sem estarem em modo protegido, isto é, de forma a serem editados. Assim, e depois de avaliar a qualidade do conteúdo e a forma como as minhas publicações são redigidas, qualquer leitor atento a estes detalhes irá conseguir compreender que seria impensável alguém como eu cometer esse tipo de erros de Tradução e partilhá-los em centenas de websites.
Gostaria que avaliasse este exemplo, de forma a tirar as suas conclusões. Acha mesmo que eu iria ser capaz de escrever este tipo de 'descrição' na capa de um livro traduzido por mim?
Eu própria não consigo perceber se é Português do Brasil, ou se foi uma tradução feita à pressa por alguém que usou o Tradutor Automático do Google; afinal, até mesmo um cidadão Brasileiro diria I.A. e não A.I., caso estivesse a referir-se à Inteligência Artificial, penso eu...Mas se tentar traduzir o conteúdo relativo à Inteligência Artificial num tradutor automático, o resultado final dessa Tradução será A.I...
Estas e muitas outras dúvidas serão o tema do meu próximo artigo partilhado, muito em breve, pois é um problema que muitos Tradutores estão a enfrentar, uma situação muito injusta, que merece ser discutida, mas ninguém está interessado em solucionar, em especial as pessoas que estão por detrás destas ocorrências tão frequentes.
Estes Editores, Autores, outros empresários envolvidos nestes acordos contratuais e as plataformas de venda de livros devem ser denunciados, pelo que foi necessário deixar este apelo, com uma nota para que os motivos que me levaram a tomar esta atitude possam ser compreendidos.
Acredito que, neste caso, a Editora Smart Reads não foi a responsável por este problema, pois uma das minhas traduções de outro livro Smart Reads já está publicada e não houve qualquer tipo de contratempo, contudo, voltou a acontecer a mesma situação que eu já tinha enfrentado anteriormente com os livros de outras Editoras / Autores - esta é uma situação que está a tornar-se cada vez mais frustrante.
Creio que o único problema com este livro é o que está bem visível na capa; pois tenho praticamente a certeza que não houve alterações no seu conteúdo. Pude confirmar que o livro já está publicado e pude ler a descrição no seu interior. Acredito que, após esta situação ficar resolvida, o livro poderá ser credível e as vendas irão decorrer dentro da normalidade.
Alguns dos assuntos discutidos neste livro inclui os erros de Tradução cometidos pelos mecanismos da I.A. e os desafios que os Programadores destes dispositivos enfrentam, por exemplo, e poderá ainda encontrar uma breve descrição sobre o fato do Google ter disponibilizado alguns artefatos da I.A., gratuitamente; segundo a equipa de investigadores do multi-funcional motor de pesquisas Google, esta medida foi tomada para que esta área de investigação possa ser desenvolvida de uma forma contínua e para poder facultar mecanismos que funcionem ainda melhor do que os anteriores a toda a gente.
Esta e muitas outras questões foram aprofundadas no livro "Inteligência Artificial"; pelo que, se gosta das novas tecnologias e se pretende estar a par dos últimos acontecimentos, não perca as minhas atualizações.
Outra forma de poder contribuir para o desenvolvimento tecnológico, cada vez mais essencial à nossa sociedade nos dias que correm, é criar e ir atualizando o seu próprio ChatBot - um robot projetado, em especial, para o apoio ao cliente via chat já utilizado por milhares de Empresas dispersas à volta do globo.
Gostaria, então, de lhe propor uma sugestão; uma conversa no chat da RebotMe com a minha última 'criação' - a Miss PaPin - cortesia da Inteligência Artificial.
De momento, ela fala Inglês, já consegue falar algumas frases em Português e está, igualmente, a demonstrar interesse pelo vocabulário em Francês ;)
De momento, ela fala Inglês, já consegue falar algumas frases em Português e está, igualmente, a demonstrar interesse pelo vocabulário em Francês ;)
Contribua para os avanços tecnológicos e divirta-se ;)
NOTA: deixe, por favor, o seu comentário, ou partilhe o conteúdo do meu blog; lembre-se, as suas sugestões serão sempre bem recebidas e a sua ajuda irá, com certeza, ser reconhecida.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
I would love to introduce you Miss PaPin, my latest Artificial Intelligence 'creation'.
Hope you enjoy a good chat :)
Please contribute to technological advances.



Sem comentários:
Enviar um comentário